Enfrentar raiva ou tristeza em casa ou em um relacionamento pode ser difícil, mas benéfico. Encarar da mesma forma essas emoções negativas no local de trabalho pode ser difícil e pouco prático. Mas será que precisamos evitá-las para mantermos a produtividade?

À primeira vista, manter as emoções fora do trabalho faz todo o sentido. Queremos ser produtivos, e saborear um debate interno sobre se seu chefe está desapontado ou não, pode distrair-nos rapidamente. Melhor, então, deixar esse pensamento de lado, colocar uma cara positiva e fazer nosso trabalho. Mas e se parte de fazer um bom trabalho for enfrentar essas emoções complicadas de frente? E se evitar completamente esses sentimentos pudesse acelerar um resultado importante?

Em geral, não é segredo que suprimir emoções pode ser prejudicial à saúde. Estudos mostram que pessoas que não tratam de suas emoções experimentam um bem-estar geral mais baixo, incluindo sintomas físicos como dores de cabeça e respostas ao estresse geralmente mais fortes. As pessoas que não gerenciam suas emoções têm maior probabilidade ao abuso de substâncias químicas, má alimentação, falta de exercício e sono ruim,  hábitos que podem afetar o desempenho no trabalho. Se você não está bem na vida, não se estará bem no trabalho.

Claro, isso não significa que é aconselhável ficar de mau humor em seu canto ou atacar um colega de equipe. Adotar emoções negativas não significa expressar seu desânimo ou raiva de maneiras prejudiciais. Trata-se de processá-los e aprender a integrar sentimentos negativos com positivos, para que você possa avançar com resiliência.

Há evidências de que reconhecer a totalidade de uma experiência emocional nos permite dar sentido a ela, o que pode melhorar a saúde mental e física. Por exemplo, talvez você esteja frustrado com um colega de trabalho que não está contribuindo, mas tem orgulho de si mesmo por assumir um trabalho extra. Pode ser tentador minimizar uma emoção sobre a outra, mas abraçar a tensão entre as duas pode ter um efeito poderoso em seu trabalho e na vida pessoal. “Tomar o bem e o mal juntos pode desintoxicar as más experiências, permitindo que você faça sentido delas de uma maneira que apóie o bem-estar psicológico”, escreveram os pesquisadores em um estudo de 2012. “

Com a capacidade de sintonizar insights emocionais negativos e positivos, você também encontrará mais oportunidades para crescer. De repente, um e-mail difícil de um cliente pode oferecer informações sobre a alteração de seus processos, em vez de prejudicar você, o que pode beneficiar sua organização a longo prazo.

Então, qual é o melhor caminho a seguir para enfrentar e tirar o máximo proveito de suas emoções no local de trabalho? Primeiro, pratique uma autoreflexão.

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Você está engarrafando suas emoções?

Como você pode saber se está reprimindo emoções negativas no trabalho? Casos freqüentes dos chamados “pânico do domingo” – um sentimento de pavor iminente ao se aproximar do início da semana de trabalho – podem ser um indicador de que você tem algum trabalho emocional a fazer. Para ajudar a descobrir sentimentos potencialmente reprimidos, a estudiosa de meditação Leah Weiss sugere fazer uma série de perguntas sobre seu trabalho, incluindo se você tem medo de entrar no escritório ou se está sem motivação e energia.

Respondendo “sim” a uma ou a todas as perguntas de Weiss, talvez seja hora de adotar uma nova abordagem. Aqui estão algumas sugestões para começar:

1. Reconheça seus sentimentos.

Se você não está acostumado a permitir que suas emoções surjam no local de trabalho, pode ser um pouco de prática. Comece desenvolvendo uma vontade de, no mínimo, aceitar seus sentimentos desconfortáveis ​​no momento, em vez de mudar imediatamente de assunto. Por exemplo, se você sentir o coração acelerado e as palmas das mãos suando depois de bombardear uma apresentação, resista à vontade de escapar desse sentimento pulando para outro projeto logo de cara. Decepção pode parecer esmagadora, certamente. Mas o primeiro passo para acabar com o hábito de reprimir sentimentos é desafiar-se a ficar com eles por mais tempo.

2. Cite suas emoções.

Quando você se sente mal no trabalho, você está simplesmente bravo, ou poderia ficar ofendido, envergonhado ou decepcionado? Encontrar o que está por baixo da superfície da sua emoção é uma chave para descobrir como gerenciá-la. Rotular emoções é eficaz porque é muito mais fácil ficar sobrecarregado (e, consequentemente, fugir) de uma emoção que você não pode nomear. Quando você pode chamar de um sentimento o que é, torna-se mais realista gerenciar. Por outro lado, diagnosticar emoções incorretamente nos leva a responder incorretamente.

3. Tire um tempo para refletir.

Suprimir emoções negativas pode não ser intencional em todos os casos. Acho que quanto mais ocupado estou, mais tempo passo sem processar as emoções que surgem durante o dia. É por isso que tento fazer uma prática diária de refletir sobre o que senti todos os dias e o que desencadeou esses sentimentos. Ao manter “contas curtas” de minhas próprias emoções, garanto que elas não se tornem mais complexas ou inibam minha capacidade de me relacionar bem com outras pessoas.

4. Envolva seu sistema nervoso.

Muitas vezes, evitamos emoções difíceis porque queremos evitar conflitos com os outros. Essa inclinação é intuitiva. Estudos mostram que é mais provável que atacemos os outros quando as emoções estiverem altas. Mas engarrafar emoções pode ter um efeito semelhante. Para reduzir o risco de uma explosão de raiva agora (ou mais tarde), dê ao seu corpo as ferramentas para se acalmar e processar os efeitos físicos das emoções que você está enfrentando.

Christine M. Pearson, professora de liderança global da Arizona State University, recomenda que, quando você perceber que a raiva começa a crescer, faça uma pausa para respirar fundo e concentrada. “Esse atraso momentâneo pode ajudar a razão, e não o instinto, a conduzir sua resposta”, ela escreve.

5. Reavaliar a situação.

Encontrar o bem em cenários que geram emoções indesejáveis ​​é outra maneira de se treinar para não evitar sentimentos negativos no trabalho. Se você puder mudar sua perspectiva para ver o lado positivo, que os pesquisadores chamam de “reavaliação”, não ficará desanimado ou oprimido quando esses sentimentos surgirem.

6. Aproveite a sua sobremesa.

Sei da minha experiência do dia-a-dia como é fácil dar tratamento preferencial a emoções positivas como emoção e alegria, principalmente quando estamos condicionados a colocar uma cara feliz e seguir em frente. Mas fugir de sentimentos mais confusos pode ter repercussões negativas em nossa saúde física e mental. Evitar também pode nos impedir de oportunidades de fortalecer nosso caráter e melhorar nosso desempenho no trabalho. Lembre-se: emoções negativas não são o inimigo; nós apenas temos que desenvolver um gosto por eles.

Texto original de Aytekin Tank do site Entrepeuner (inglês)

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